LibreOffice Calc

Calc é um programa freeware e gratuito oferecido pela LibreOffice que é uma das maiores suites de produtividade de escritorio que existe. A principal função desta interface (Calc) é proporcionar a edição, formatação e apresentação de planilhas eletrônicas.

Fig 1: "Slogan do Calc"
Foto extraída do Google
 Além disto a plataforma também dispõe de uma série de outras atribuições. A partir dela é possível gerar gráficos (como os de curva de luz), criar cronogramas, gerar tabelas, entre outras.

Entretanto aquela que mais colaborou com a elaboração do trabalho de  Iniciação Cientifíca (semente deste blog) foi a possibilidade de resolver funções  em instantes.

Uma função contém uma fórmula capaz de tomar uma série de valores, e usa-os para executar uma operação oferecendo o resultado. Os valores atribuidos à função são denominados argumentos, já os valores retornados pelas funções são os resultados.

Bastava colocar os dados extraídos e com uma tecla se tinha a solução dos problemas matemáticos. Certamente, sem o auxílio desta plataforma não seria possível a conclusão do trabalho num intervalo de tempo tão curto.



REFERêNCIAS:
Dados extraídos de <ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materia e energia escura

Nuvem molecular

Efeito Blast- um breve resumo