Materia e energia escura

            As teorias de matéria e energia escura surgiram para solucionar mistérios do cosmos. Até os dias de hoje, só conhecesse estas por meios indiretos, ou seja, elas ainda não foram vistas. Mas, juntas, elas representam cerca de 95% do universo conhecido. Sendo a Energia escura a mais abundante. Até os dias de hoje elas servem para explicar fenômenos que ocorrem no espaço.
FIGURA1: "Do que que é feito o universo?". Créditos na imagem.
Acesso em 04 de junho de 2016.
O que é matéria escura? 
      Matéria escura é uma parte do universo da qual os cientistas conhecem sua existência, mas, até hoje, não se sabe praticamente nada sobre ela.
      A ideia de matéria escura foi aceita ainda nos anos 80, no entanto, até hoje nunca foi  vista. A teoria, segundo a visão de boa parte dos astrônomos é dita como verídica, e passou a ganhar bastante destaque depois que a revista Nature - em junho de 2012- afirmou ter encontrado possíveis filamentos de esqueletos de matéria escura a estender uma ponte entre dois cúmulos galácticos; vestígios estes que comprovariam a tese. 
      Segundo ARAÚJO, Tarso (2014- Ed. 54)é matéria, por que se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz.
    



FOTO2: "Matéria escura". Extraíd de <static.minilua.com/wp-content/uploads/2015/03/skascience_darkenergy_300dpi.jpg>.
Acesso em 04 de junho de 2016.



O que é Energia escura?
                      FOTO3:"Possíveis registros de energia escura".  Extraído de  <dalilabalekjian.files.wordpress.com/2013/05/dark-energy_00448676.jpg>
  Acesso em 05 de junho de 2016.

               Assim como a matéria escura, nosso conhecimento a respeito da energia escura é bem escasso (o que é meio óbvio) se você pensar que as duas possuem propriedades bem semelhantes.
             Segundo especialistas do site Casual sabe-se, no que diz respeito à energia escura apenas três coisas:
POSSUI FORÇA GRAVITACIONAL: Descobriu-se que o universo estava se expandindo de uma forma descontrolada.Ou seja, as coisas estão constantemente de afastando umas das outras. Logo há uma força atuando sobre elas. Está força é denominada energia escura.
HÁ VÁRIOS INGREDIENTES NELA: As micro-ondas cósmicas nos permitem cálcular a dimensão da galaxia e,por meio destas, foi possível descobrir que .


BIBLIOGRAFIA:
https://dalilabalekjian.wordpress.com/2013/05/27/o-maior-misterio-do-universo-energia-escura/#comment-19861
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-materia-escura
http://astronomy-universo.blogspot.com.br/2013/05/afinal-o-que-e-materia-escura-e-energia.html
http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2131:o-enigma-da-materia-escura&catid=15:artigos&Itemid=92
http://www.astropt.org/2012/04/06/a-energia-escura-ligou-o-turbo-do-universo-e-tudo-acelerou/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nuvem molecular

Ângulo entre duas retas