1° Encontro de Clubes de Astronomia de Alagoas

     A primeira ediçã do  EnCAL aconteceu dentre os dias 09 e 10 de dezembro no Observatório astronomico Genival Leite Lima, em Maceió e teve como principal motivação a culminância da primeira etapa do projeto "O clube de astronomia da minha escola", este por sua vez coordenado pelo OAGLL-CECITE.
Fig.1 "Encerramento do 1º EnCAL"
Foto: CLAM

   Houve dentre as principais atrações a palestra do professor Isnaldo Barbosa a respeito do ensino de astronomia na educação básica, por meio desta pudemos examinar as propostas apresentadas por aquele para expandir o ensino de astronomia no nosso estado. Outro palestrante de destaque foi o professor Elton que explicou-nos como os movimentos lunares e solares nos proporcionaram medir períodos de tempo fundamentais.  
   O encontro ainda foi capaz de promover uma assembleia onde houve um debate a cerca dos proximos passos que devem ser adotados pelos Clubes para abranger um número maior de participantes e desta forma contribuir para o ensino da ciência.
  Foi um evento extremamente henriquecedor, além do ouvir diversas propostas de expansão todos os meios técnicos e cientifícos foram pensados para que o projeto continue com seu primordial objetivo que é de gerar novos contribuidores para a astronomia e formar estudantes entusiasmados em "levar o barco adiante".
   Não menos importante o evento serviu para a apresentação dos trabalhos realizados no programa de Iniciação Cientifica em Astrônomia em 2016. Além de mim,cujo tema da pesquisa foi "Parâmetros orbitáis de estrelas binárias" tivemos Maria Gabriela falando sobre os "Parâmetros físicos da estrela variável I Carinae" e a dupla Marília Gabriela e Lucas Barros que apresentando sobre "TLP's". 

Fig.2 "Minha contribuição para o evento."
Foto: CLAM.
   Não menos importante ressaltar que foi a minha adesão ao programa de iniciação ciéntifica que me levou a criar este blogger, e me estimulou a avançar no ramo de pesquisas sem dúvida alguma que foi experiência extremamente enriquecedora e adquirir saberes que vão além da sala de aula (ou dos laboratórios). 
   No OAGLL aprendi que a humildade, o conhecimento e a perseverança devem ser sempre buscados. Sobretudo agradeço ao professor Adriano Aulbert por ter tido tanta paciência e me ensinado tanto nesse curto período em que tive o privilégio de ser sua aluna. Graças a ele pretendo aprender sempre novas coisas e jamais abandonar minha paixão pela astronomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nuvem molecular

Materia e energia escura

Efeito Blast- um breve resumo