Campanha para que Plutão volte a ser um planeta.

Plutão é o nono "planeta" do nosso sistema solar e possui uma massa correspondente à   um quinto da massa da Lua e um terço de seu volume. Ele é composto por rocha e gelo e foi descoberto por Clyde Tombaugh em 1930, de lá pra cá teve sua denominação de planeta questionada por diversas vezes.

Foi no ano de 2006 que a União Astronômica Internacional (UAI) remodelou a classificação de planeta.Essas alterações levaram ao rebaixamento de Plutão, isto porquê ele habita uma região cheia de vários detritos espaciais conhecida como Cinturão de Kuiper.

Desde então, passou a ser conhecido como Planeta anão, junto com ele Ceres e Éris também foram desqualificados após a mudança. Embora sejam classificados como planetas anões estes planetas possuem características impressionantes, Plutão por exemplo conta com 5 luas em sua orbita, vales, vulcões e uma riqueza geologica impressionante.Já em Ceres, no ano de 2015, foram encontrados vestígios de matéria orgânica em sua superfície abrindo espaço para uma série de preposições.

Fig.1 "Plutons" Imagem por: NASA.
Recentemente, durante uma confederação internacional de ciência interplanetária, em Woodland (Texas) ,um grupo de cientistas lançou uma campanha para reestabelecer os parâmetros que caracterizam um corpo celeste como um  planeta. Em sua literatura eles defendem a inclusão de vários corpos celestes nesta categoria, incluindo a lua. Esse tipo de questão nós faz refletir sobre o que é um planeta, como são formados e para quer servem.

Segundo Ruyan, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, "Para se investigar as características essenciais de um planeta, a definição da UAI não é válida". Ele e seu time defendem a adoção de um sistema de sub classificação, similiar ao método hiérarquico usado na biologia.

Bibliografia:
Dados disponíveis em <elpais.com/elpais/2017/03/23/ciencia/1490265681_825915.html>. Acesso em 08 de abril de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nuvem molecular

Materia e energia escura

Efeito Blast- um breve resumo