Estrelas duplas

Embora daqui todas  as estrelas  nós parecem solitárias e simplesmente abandonadas no cosmos, mais da  metade delas têm uma companheira, e a estas denominamos Estrelas Duplas. Os planetas do sistema solar, por exemplo, giram em torno do Sol graças à atuação da força da gravitacional. Esta força age também em corpos com menores massas, como estrelas.
Em outras palavras, consiste em duas estrelas que estão a uma  distância relativamente pequena e, por isso, dividem um mesmo baricentro (centro de massa). Mais de 50% das estrelas que conhecemos compõem  sistemas binários físicos, que diferenciasse de binárias aparentes.
Sobretudo é muito importante identifica-las corretamente, visto que muitas vezes há desacertos quanto à existencia real de um sistema duplo. Isto ocorre por que ,vistas da Terra duas estrelas podem parecer estar muito próximas, mas é apenas um problema de projeção.
Por dos sóis em Tatooine. Cena do filme "Star Wars"
Nestes sistemas podemos identificar também a estrela de maior massa a qual chamamos, primária. Já a sua camarada (aquela com menor massa) é chamada secundária. Esta classificação se faz importante devido ao potêncial gravitacional que uma terá sobre a outra.
Há quatro tipos distintos de estrelas binárias: as binárias espectroscópicas quando ela é identificada como binária por causa de sua velocidade radial (está medida através do efeito Doppler). As binárias visuais por sua vez são aquelas que estão associadas gravitacionalmente e podem ser vistas pelo telescopio como duas estrelas, astrométricas é quando um dos membros do sistema é muito fraco para ser observado mas pode ser detectado pelas ondulações que causa no movimento de sua vizinha mais proxima. Por fim, temos as binárias eclipsantes que são vistas de perfil, e estas eclipsam uma a outra.


Referências:
Ohlmann, S. T., Roepke, F. K., Pakmor, R., & Springel, V. (2016):
Hydrodynamic moving-mesh simulations of the common envelope phase in binary stellar systems, The Astrophysical Journal Letters, 816, L9, DOI: 10.3847/2041-8205/816/1/L9
OLIVEIRA, Kepler et al. Astronomia e astrofísica. Livraria da física 2 ed. São Paulo,2013 188 P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nuvem molecular

Materia e energia escura

Ângulo entre duas retas