XVII Encontro de Astronomia do Nordeste

         O Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) chegou à sua 17° edição no ano de 2017 e contou com palestras e oficinas inéditas, além de apresentações orais executadas por especialistas dos mais diversos assuntos. Ao longo dos três dias tivemos apresentações a cerca das descobertas de meteoritos em território nacional, chuvas de meteoro resgistrada por brasileiros, astrofotografias, astrobiologia, entre outras.
Img.1 "Foto 'oficial' do evento" CLAM.
     O EANE teve início na última quinta-feira(15), com a excelente palestra da professora Dr. Zucolotto  representante do Museu Nacional (UFRJ) cujo tema foi "Em busca dos meteoritos brasileiros" sua apresentação foi recheada com experiências próprias, fatos históricos e até amostras de diferentes tipos de meteoritos.
    A sexta feira teve início com a palestra do professor  Me. Isnaldo Barbosa do Instituto Federal de Alagoas onde foram discutidas propostas e revistos fatos a respeito da educação de astronomia na educação básica. Em seu discurso o professor frisou a importância da popularização da ciência e da cativação de crianças e jovens, que após o contato com a astronomia se sentiram entusiasmados em estudar e perceberam que ciência vai muito além da sala de aula.
    Em seguida tivemos "A origem e as dimensões do metro" palestra realizada pelo professor José de Medeiros da Associação Paraibana de Astronomia, oportunidade de conhecer como essa unidade tão usual foi criada. A tarde foi de apresentações orais e Minicursos, encerrando as atividades com a palestra do professor Me. Ishiguro da Universidade Federal Rural de Pernambuco uma excelente proposta que uniu astronomia a biologia e a questões ecologicas.
   No sábado tivemos palestras com o professor Paulo Aquino (APA), sobre radioastronomia amadora e um destaque epecial para a palestra do professor Dr. Antônio Santos da Universidade Federal de Pernambuco, cosmologo que fez uma brilhante retrospectiva da tragetoria da ciência, palestra intitulada "Dos mitos gregos à equação de Eisnten". Entretanto uma das palestras que mais me chamou atenção foi a do Marcelo Zurita membro da APA e representante da BRAMON (grupo que eu não conhecia até a ocasião); estes caras descobriram a primeiro chuva de meteoritos no Brasil e tiveram seu trabalho reconhecido pela NASA, sem dúvida uma descoberta muito estimulante para amadores. Além disto a BRAMON também trabalha com o estudo de astrofotografias de diferentes fenomenos, como os famosos FLT's.
   O EANE é um evento que tem como objetivo cumprir e compartilhar a pesquisa e experiência de astrônomos em âmbito regional. E sem dúvida essa missão foi cumprida, entre uma apresentação e outra, astrônomos amadores e especialistas, juntos debatendo polêmicas e revisando fatos. Além de formar e alianças e promessas de novas pesquisas e projetos ,frutos que duraram bem mais que um final de semana. 
   Um parabéns para todos os envolvidos na organização e realização deste evento! 

Para saber mais sobre o evento acesse: doity.com.br/17eane

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nuvem molecular

Materia e energia escura

Efeito Blast- um breve resumo